4 Problemas causados por uso de sapatos inadequados

Calçados inadequados podem gerar diversos transtornos e dores para quem os utiliza.

 

Você usa calçados inadequados para o seu estilo de pé? Essa pergunta pode ser respondida em curto prazo quando você identifica bolhas, calos ou unhas encravadas ou em longo prazo quando surgem problemas na coluna ou dores nos pés, por exemplo.

Sabemos que na hora da compra nem sempre conseguimos pensar em malefícios para saúde, afinal é apenas a escolha de um calçado, não é mesmo? Errado! Amamos pensar na beleza que o sapato vai trazer para o nosso visual e não vamos deixar de fazer isso, mas também não podemos colocar de lado a importância do calçado para a nossa saúde.

Nesse sentido, vamos elencar alguns problemas comuns que a escolha do calçado errado pode gerar para a sua saúde e, claro, te dar algumas dicas para fazer a escolha certa.

 

Alerta! Sinais de que o calçado está inadequado

Quando algo não está bem no nosso corpo ele emite alertas. Alguns visíveis e outros não.  No caso do uso de calçados errados, podemos citar alguns exemplos. Vamos lá?

 

  1. Bolhas: muito comuns, as bolhas normalmente surgem no calcanhar, que é responsável por carregar aproximadamente 25% do nosso peso. O ideal é que os calçados possuam esta área acolchoada para dar mais conforto e evitar essas bolhas, que são bem desconfortáveis.

 

  1. Unha Encravada: quem já teve unha encravada sabe as dores e a dificuldade que é andar com qualquer sapato depois que elas surgem. Esse problema geralmente é causado com o uso exagerado de sapatos de salto alto e bico fino. Isso porque os dedos ficam comprimidos na frente do pé. Uma boa dica para escolher qualquer sapato é ver se os dedos têm espaço para mexer e, se não tiver, é melhor optar por um número maior. 

 

  1. Calos: o calo nada mais é do que uma proteção do nosso corpo quando usamos muito um calçado inadequado (nesse caso específico, pois o calo também pode surgir em outras partes do corpo, como na mão). Depois de muita pressão e movimentos na mesma área, o corpo produz um pedaço de pele mais dura, o que muita gente considera o seu aspecto visual e a textura desagradáveis.

 

  1. Dores nas plantas dos pés e coluna: essas dores possuem várias causas, entre elas o uso de saltos altos por muito tempo, pois força o corpo para frente, dificulta a locomoção e a postura e as sapatilhas ou sandálias rasteirinhas, pois não possuem nenhum tipo de salto sobrecarregando as articulações dos joelhos e da lombar. Para aliviar a dor nos pés de forma rápida, você pode fazer um escalda-pés ou até mesmo uma massagem. E na hora de escolher os sapatos, procure experimentá-los à noite quando os pés estão mais inchados após o dia inteiro de atividades. 

 

Esses são alguns dos problemas mais comuns que o calçado errado pode causar para a sua saúde, mas não se desespere se ficou pensando que agora não pode mais usar um sapato de salto alto. Pode, sim! Mas o ideal é que o uso de saltos finos ou calçados sem nenhum salto, como sapatilhas não sejam usados todos os dias.

Deixe o salto fino para uma festa à noite, mescle o uso de sapatilhas com sapatos com bicos arredondados e saltos mais grossos e continue linda todos os dias!

Gostou desse artigo? Não deixe de compartilhar em suas redes sociais e até a próxima! =)



from Sapatos Petitas - Blog Petitas https://ift.tt/2YvIA4J
via IFTTT