Férias longe da praia? Conheça 5 destinos incríveis no Brasil

Nem sempre passar as férias na praia é o roteiro favoritos dos viajantes e, convenhamos, com tantas belezas naturais para explorar Brasil afora vale se programar para ir além do convencional e conhecer novos destinos. Uma das grandes preocupações é arrumar a mala de viagem para lugares diferentes do que se está acostumado, mas pode ficar tranquilo que vamos dar algumas dicas básicas para você não passar perrengue.

férias longe da praia

5 destinos para fugir da praia nas férias

Pode ser que você não seja chegado a movimentação que as praias brasileiras possuem no fim de ano, por isso, separamos algumas opções que exploram opções para quem deseja tirar férias no campo ou explorar os recantos selvagens que o nosso país tem. Confira:

1. Chapada dos Veadeiros

chapada-dos-veadeiros

Este é o destino favorito das pessoas que curtem ecoturismo e de estarem em contato com a natureza. Com três possíveis bases, é possível conhecer aspectos diferentes da região conforme a escolha. A mais famosa é a cidade esotérica de Alto Paraíso de Goiás, mas outros destinos igualmente bonitos englobam São Jorge e Cavalcante, onde é possível explorar cachoeiras menos conhecidas.

Entre os destaques está a Cachoeira de Santa Bárbara que tem águas na cor azul turquesa e atraem inúmeros visitantes ao longo do ano. Outras opções a serem exploradas são: Almecegas, Catarata dos Couros e o Complexo dos Macaquinhos.

2. Jalapão

jalapão

Espalhado por uma área de 34.000 km2, este parque estadual é cortado por uma teia de rios, riachos e ribeirões de águas transparentes. É considerado um dos espaços mais bonitos do Brasil, principalmente porque ainda permanece muito selvagem e de difícil acesso. Quem quer se desconectar por um tempo, encontra no Jalapão uma ótima opção, já que sinal de telefone raramente pega e a infraestrutura é bem limitada.

Por isso, ao escolher este destino, o ideal é usar um veículo 4×4 e escolher um guia local para explorar as belezas da região. O cenário é repleto de cachoeiras, paredões e fervedouros, que compensam qualquer perrengue ou precariedade da região. Uma das dicas é visitar a Cachoeira da Velha, uma queda d’água com aproximadamente 100m de largura e 15m de altura, os povoados de Prata e Mumbuca, que são remanescentes de quilombolas, a Cachoeira do Formiga e as Dunas, que chegam até 40m de altura.

3. Chapada das Mesas

chapada-das-mesas

Localizado do centro-sul do Maranhão, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é um espetáculo a parte. Com mais 160.000 hectares de florestas, chapadas, cânions, cachoeiras e cavernas, o local merece bons dias de roteiro para ser explorado por completo. As piscinas naturais e cachoeiras com águas amenas estão entre as principais atrações.

Também é possível praticar rapel, canoismo, rafting e fazer trilhas. Uma das principais dicas de quem já foi é fazer trekking até o Morro do Chapéu, nadar no Poço Azul, visitar as cachoeiras de São Romão, Prata e Santa Bárbara e o Santuário da Pedra Caída.

4. Cataratas do Iguaçu

cataratas-do-iguaçu

 Divisa entre Argentina e Brasil, as Caratas do Iguaçu são um espetáculo da natureza que atrai visitantes de diversas partes do mundo. Quem vai ao Paraguai, muitas vezes emenda uma visita ao local que possui as maiores e mais bonitas quedas d’água do país. Dentro do parque é possível realizar algumas atividades mais radicais, como ir de bote conhecer as cataratas mais de perto, passear de helicóptero para ter uma vista panorâmica ou ir andando pela passarela até a Garganta do Diabo.

Momento a parte é poder entrar em contato com os animais que passam ao seu lado até as cataratas. Acostumados com o fluxo de pessoas, é possível chegar bem perto de guaxinins e outros animais silvestres. A recomendação, entretanto, é de não alimentar ou mexer com os bichinhos, pois sempre há risco de mordidas que podem estragar seu passeio.

5. Brotas

brotas

No interior de São Paulo, há 250 km da capital, a cidade de Brotas é um dos destinos indicados para quem gosta de “aventuras seguras”. Com diversas atrações nesse sentido, boa parte da economia local é voltada ao ecoturismo de aventura, o que gerou uma gama muito interessante de atividades que agradam toda a família. Dá até para comprar uma mala de viagem maior, para poder levar o suficiente para poder se sujar à vontade e praticar as opções de esportes que a região disponibiliza.

Um passeio indispensável é o Circuito das Águas. A trilha é leve e guiada, sendo a primeira parada na nascente da Areia que Canta. A fonte de águas cristalinas, no meio da mata, diverte os turistas pela sensação de flutuação e o som que a areia produz. Há também opções bem interessantes para hospedagem e alimentação.

Como arrumar a mala para este tipo de viagem

Uma das dúvidas mais comuns é saber o que levar na mala de viagem para destinos não convencionais, afinal, é mais simples organizar a mala de praia. Porém, quando se escolhe um roteiro que irá explorar locais mais afastados e a rota de férias no interior é a pedida da vez, vale muito entender o clima da região e o tipo de atividades do roteiro.

Optar por tênis que sejam confortáveis e fáceis de secar, caso molhem, é um dos itens indispensáveis, além disso, leve muitas mudas de roupas confortáveis e até mesmo fáceis de serem lavadas e secas em locais menos equipados. Caso queira explorar tudo de forma mais rústica, leve a quantidade de peças para passar todos os dias sem se preocupar, já que nem sempre há comércios por perto para atender suas demandas por repelentes, roupas íntimas ou protetores solares. Para caber tudo isso, uma mala de viagem grande é o suficiente.

A Cavezzale acompanha os viajantes há anos e saber que segurança, conforto e qualidade são indispensáveis para explorar qualquer lugar. Por isso, temos diversas opções para você comprar mala de viagem sabendo que vai poder acionar seu espírito aventureiro a qualquer momento. Confira nossas opções e já garanta a sua para as suas próximas férias!

O post Férias longe da praia? Conheça 5 destinos incríveis no Brasil apareceu primeiro em Blog Cavezzale.



from Blog Cavezzale https://ift.tt/33rIDNh
via IFTTT