Perigo da mochila pesada na volta às aulas

Um novo ano letivo está prestes a se iniciar e, com ele um perigo antigo: o excesso de peso da mochila na volta às aulas. Uma mochila pesada pode causar dores nas costas e, resultar em problemas mais graves de coluna. Existem maneiras de amenizar o problema e diminuir a quantidade de itens carregados diariamente. Para quem já sofre com as dores, têm alternativas de tratamento.

mochila pesada

É possível trocar o modelo de mochila e administrar a quantidade de cadernos e acessórios que são levados. Para ajudar nessa tarefa, conheça o perigo da mochila pesada e saiba como resolver o problema:

Problemas causados pela mochila pesada

As fortes dores nas costas são o principal sintoma da mochila pesada. O excesso de peso causa sérios problemas de coluna e de postura. Além das dores, faz com que a criança, adolescente ou adulto ande com as costas arcadas. Também pode causar uma série de doenças graves que precisam de tratamento, sendo elas:

  • Escoliose – a coluna fica torta para um dos lados;
  • Hiperlordose – a curvatura próxima ao bumbum se aprofunda, causando dores fortes nas pernas;
  • Hipercifose – a famosa “corcunda”, pois empurra ombros e pescoço para frente;
  • Pinçamento do nervo – o peso comprime a medula, causando forte dor;
  • Hérnia de disco – o amortecedor sai do lugar e limita os movimentos, além da dor excessiva.

Todos esses problemas tem tratamento, mas o ideal é evitá-los, não é mesmo? Se você carrega mochila pesada há um tempo e sofre com dores, comece diminuindo o peso e procure por um bom ortopedista o quanto antes.

Como evitar problemas causados pela mochila pesada

O mais óbvio é: diminuir a quantidade de coisas que se leva na mochila, reduzindo o seu peso. Para isso, é possível deixar os livros e materiais que não serão usados em casa ou ainda no armário da escola.

Aliás, você sabia que a SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) recomenda que a mochila nunca pese mais do que 10% do peso do seu usuário? Ou seja, uma pessoa que pesa 50 quilos deve levar no máximo 5kg na mochila. Se outra pessoa pesa 100kg, pode levar no máximo 10kg.

Leia Mais:

>> Mochila infantil: como escolher o melhor modelo para o seu filho

>> Mochila de rodinhas ou de costas: qual o melhor para crianças?

Se você usa mochila masculina no seu dia a dia, procure levar somente o que vai precisar. Deixe no escritório ou no seu trabalho os itens que usa somente lá. Assim evita levar peso desnecessário todos os dias. Outra dica é deixar outros itens dentro do carro, como por exemplo a toalha da academia e outras coisas que possa precisar.

A mochila de rodinha infantil ou executiva é uma excelente alternativa para amenizar o problema do peso carregado nas costas. Os modelos infantis são bons para serem usados por crianças. Mas a mochila de rodinha executiva tem um visual profissional, indicada para adultos.

A mochila feminina também costuma ser bem recheada, como as bolsas das mulheres. É comum ter maquiagem, livros, cadernos, agendas e outros acessórios. Mas a recomendação é a mesma: leve somente o que vai ser utilizado. O restante, deixe no escritório, em casa ou dentro do carro.

Os estudantes são os que mais sofrem, pois tem cadernos, apostilas, agendas e outros materiais que devem ser levados diariamente. Procure levar somente o que será utilizado. Se possível, deixe no armário da instituição de ensino o que não for usar em casa. Outra alternativa é optar por usar material digital. Dessa forma, reduz o peso carregado.

Melhores modelos de mochila

Para combater o peso das costas, o ideal é a mochila de rodinha. Existem modelos infantis e também executivos. Os tamanhos são os mais variados, dependendo da utilização e do que será levado nela.

Mas, se for optar por uma mochila de costas, escolha sempre uma que tem alças resistentes e acolchoadas. Assim, elas ficam mais confortáveis em suas costas, diminuindo o impacto e dividindo o peso. Além disso, nunca use a mochila em apenas um ombro, mas ela deve ser sempre usada nos dois.

Veja alguns modelos de mochilas da Cavezzale. São ótimas para carregar suas coisas e com alças acolchoadas:

O post Perigo da mochila pesada na volta às aulas apareceu primeiro em Blog Cavezzale.



from Blog Cavezzale https://ift.tt/2RBaMxr
via IFTTT