Volta às aulas: Qual mochila escolher?

Mais um ano letivo se inicia e, entre os itens de material escolar necessários, tem um que precisa ser escolhido com muita atenção e cuidado: a mochila infantil. Muitos pais não a trocam anualmente, mas é preciso estar de olho nas recomendações de peso para o seu filho.

mochila infantil

Além de conferir se ela ainda está em bom estado, é importante conferir se não está causando problemas de coluna ou dores nas costas da criança. A mochila errada pode causar sérios danos e dores muito fortes, interferindo no dia a dia e atrapalhando nas atividades mais rotineiras.

Portanto, veja qual mochila escolher e os riscos de usar uma de má qualidade:

Mochila escolar infantil para costas

O modelo mais tradicional é aquele que se usa nas costas, possuindo duas alças, uma para cada ombro. É necessário bastante atenção aos detalhes da peça, não apenas em seu design, cor ou estampa.

O ideal é escolher uma que seja rígida, pois assim evita pontas de alguns objetos que possam machucar a criança durante o transporte.

As alças devem ser acolchoadas com uma boa largura (cerca de 4 cm). Descarte as mochilas infantis (e de adulto também) que tenham tiras estreitas, pois isso pode acabar prejudicando a circulação e causando dores.

Outro ponto importante em relação as alças, é que ela tenha duas (uma para cada ombro). A mochila de uma alça só não distribui o peso de maneira homogênea, sobrecarregando um lado do só do corpo. Isso também causa dores e até deformação.

Para as crianças, é interessante que a mochila tenha um cinto regulável na altura da barriga. Esse acessório vale muito a pena! Pois quando usado, impede que a mochila fique balançando nas costas e também contribui na divisão do peso.

A mochila vazia deve ser leve, pesando no máximo cerca de 500g. Quanto mais bolsos, melhor! Dessa forma é possível dividir o material escolar e consequentemente o peso

Mochila de rodinha infantil é a melhor?

Depende. Por muito tempo acreditou-se que esse modelo era o mais indicado, mas há pontos que merecem atenção na hora de optar por esse modelo.

Os pais compram uma mochila de rodinha principalmente quando a criança leva muito peso para a escola. Dessa forma, diminui o peso carregado nas costas. Porém, ela deverá puxar a mochila com o braço e geralmente é o mesmo braço. Isso também pode causar dores e deformações, principalmente se estiver pesada demais.

O problema pode piorar se ela terá que subir escadas. Pois assim ela terá que carregar todo o peso com a mão. O que é igualmente prejudicial. O correto é que a escola tenha rampas de acessibilidade, dessa forma a criança pode subir e descer com a mochila de rodinhas sem precisar carregá-la.

Se esse for o modelo adotado, recomenda-se pegar uma que tenha também as alças, seguindo as recomendações anteriores para esse modelo. Dessa forma é possível usar a mochila de maneira adaptada a necessidade do momento.

Como diminuir o peso da mochila infantil?

O primeiro ponto é levar apenas o material realmente necessário, como o caderno de tarefas, as lições de casa e os livros que usará para estudar em casa. Itens de uso diário devem ser deixados na escola. Muitas já oferecem armários para os estudantes. Dessa forma, os cadernos e apostilas podem ser deixados lá.

Para os pequenos, os itens como lápis de cor, tinta e outros, também podem ser deixados na escola aos cuidados dos professores. É comum que esses materiais fiquem armazenados na própria escola em uma caixa com o nome da criança, aos cuidados dos professores.

A outra dia é sempre planejar o material, levando o menos peso possível. Na hora de comprar os cadernos, prefira os que pesem menos, principalmente quando a criança usará mais de um por dia.

A tecnologia também ajuda bastante. Muitas escolas já adotaram o uso de materiais digitais, diminuindo a necessidade do aluno ter que levar livros pesados ou dicionários para as aulas.

Onde comprar boas mochilas escolares?

A mochila escolar infantil deve ser bem reforçada, mas também precisa ser bonita, não é mesmo? A Cavezzale tem modelos de mochila infantil masculina e feminina que são lindos e atendem todas as necessidades listadas aqui. Vale a pena conferir a loja online e a lista de mochilas escolares.

O post Volta às aulas: Qual mochila escolher? apareceu primeiro em Blog Cavezzale.



from Blog Cavezzale https://ift.tt/3bxxDDf
via IFTTT